A Sonae, em colaboração com a SAP, Iberdrola, CEOE anunciou o lançamento da plataforma NCN – New Career Network no mercado nacional e em Espanha, que junta candidatos, empregadores e entidades formadoras com o objectivo de ajudar a colmatar a necessidade de requalificar 20 milhões de europeus e de «de mais de 700 mil profissionais em Portugal».
O projecto integra a iniciativa europeia Reskiling for Employment (R4E) da European Roundtable for Industry (ERT), associação que reúne cerca de 60 líderes das maiores empresas europeias, e que pretende «dinamizar a criação de um verdadeiro ecossistema de requalificação, gerando ainda mais oportunidades de formação e de saída profissional».
A NCN tem uma proposta de formação integral, avalizada pela própria indústria e desenvolvida por fornecedores de confiança, que usa inteligência artificial para desenhar uma jornada de requalificação eficaz para os candidatos, tendo por base as suas competências e motivações profissionais e as vagas a preencher no mercado de trabalho. Esse percurso inclui a sugestão de cursos de fornecedores verificados, aos quais também é possível aceder diretamente na plataforma.
Marta Cunha, coordenadora da iniciativa R4E em Portugal, salienta que «a NCN é a chave para abrir novas carreiras em sectores com elevada procura» e o «compromisso é capacitar pessoas com programas de requalificação cuidadosamente selecionados e oportunidades de emprego reais».
Com 39 cursos, onde se destacam cursos disponibilizados Data Science & AI, Data Analyst, Software Development, Programação Full Stack, UX/UI Design, Cybersecurity, Quality Assurance, especialista em Automação, Robótica e Controlo Industrial, a oferta inclui algumas ofertas do IEFP – PRO_MOV.
As formações são ministradas por entidades como a Code for All, Escola 42, TechOf, Le Wagon, Ironhack, Porto Tech Hub e ISQ. Após a conclusão da requalificação, os participantes podem disponibilizar o seu currículo vitae às empresas que integram a plataforma, bem como encontrar vagas de emprego.
A plataforma é aberta a mais empresas, entidades formadoras e é um local onde as organizações têm acesso privilegiado a talentos requalificados por algumas das melhores entidades formativas a nível nacional, que capacitam e preparam os profissionais para as exigências do mercado. Desta forma, as empresas poupam tempo e recursos no recrutamento e contribuem activamente para o movimento de requalificação na
Europa.
Cláudia Azevedo, CEO da Sonae e membro da ERT, realça que «a inteligência artificial, a digitalização e a transição verde requerem novas competências, pelo que é importante acelerar a requalificação das pessoas para os empregos do futuro. A plataforma NCN pretende apoiar as pessoas nesta sua evolução pessoal e profissional, disponibilizando uma oferta formativa de entidades reconhecidas e oportunidades de trabalho reais após a conclusão da formação. Ao juntar na mesma plataforma todo o ecossistema, estamos a
contribuir para a competitividade das empresas e da economia europeia, bem como para a qualidade de vida das pessoas».