Empreendedorismo

Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa tem candidaturas abertas até 27 de Outubro

Os projectos seleccionados vão integrar o programa de aceleração durante o mês de Novembro e Dezembro, em formato híbrido, que finalizará com o Demo Day.

Unicorn Factory Lisboa

A Unicorn Factory Lisboa anunciou a abertura das inscrições para a última fase do Future Innovators Program, que consiste na aceleração de ideias. A iniciativa que visa promover a inovação e o empreendedorismo juntos dos estudantes universitários conta com o apoio dos parceiros José de Mello, da Sonae e da medida Vales para Incubadoras e Aceleradoras do PRR.

O vencedor terá acesso a um prémio de cinco mil euros e os interessados podem apresentar as suas candidaturas de projectos que já estejam a desenvolver ou de ideias, até dia 27 de Outubro, através deste link. Para serem elegíveis, os estudantes universitários terão de estar matriculados nos anos letivos de 2023/2024 ou 2024/2025.

Os projectos seleccionados vão integrar o programa de aceleração durante o mês de Novembro e Dezembro, em formato híbrido, que finalizará com o Demo Day. Durante este tempo, os alunos vão ter acesso a mentoria e apoio especializado para acelerar o desenvolvimento das suas ideias, com a finalidade de criar um protótipo e validá-lo no mercado.

Gil Azevedo, director executivo da Unicorn Factory Lisboa, realça que «a aposta no empreendedorismo e inovação nos jovens é fundamental para o seu sucesso profissional e para o desenvolvimento do País».

O responsável acrescenta que, «segundo o relatório ‘Empreendedorismo Social e Juventude’ da Comissão Europeia, 57% dos estudantes portugueses desejam empreender e criar os seus próprios projectos, no entanto, muitos falham devido a riscos financeiros e falta de competências», assim o Future Innovators Program «vem desenvolver mentalidades mais empreendedoras e dar o suporte e ferramentas que precisam para implementar as suas ideias no mercado».

A iniciativa teve anteriormente uma etapa de academia digital e de hackathon, que, de acordo com a Unicorn Factory Lisboa, «tiveram um impacto positivo no ecossistema empreendedor jovem, tendo alcançado mais de 700 estudantes».