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O poder das TI na gestão de pessoas

A tecnologia não é apenas um conjunto de processos, técnicas ou equipamentos: é todo um novo mundo de inovação que revoluciona a forma como os produtos e serviços são oferecidos. É a combinação perfeita entre ciência e indústria, impulsionada pela investigação e desenvolvimento contínuos.

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Muito mais que um bom salário
Há um conjunto de factores que são hoje críticos para reter os colaboradores num clima de satisfação, dinamismo e melhoria contínua, diz Luis Cadillon, responsável pela Human Capital Management na Cegid, em Portugal. Esse conjunto abarca são só salários competitivos, mas a possibilidade de regimes remotos ou híbridos de trabalho, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, o reconhecimento do mérito, o sentimento de pertença a uma organização com valores compatíveis consigo, e o cuidado com a saúde mental e bem-estar. «Nenhum destes aspectos é tecnológico, mas em cada um deles as soluções de TI podem ter um papel decisivo», defende Luis Cadillon.

Para o responsável, cujas plataformas cloud de Human Capital Management (HCM) são indispensáveis para as empresas que pretendem fazer uma gestão integrada e optimizada dos processos de RH e garantir a retenção de talento na organização, as soluções tecnológicas permitem melhorar a experiência dos colaboradores, optimizar processos internos, oferecer maior transparência e eficiência na gestão de benefícios e remuneração, e proporcionar um ambiente de trabalho mais ágil e moderno: «Por outras palavras, apoiam a gestão do percurso profissional dos colaboradores e dos planos de carreira, a formação contínua e o desenvolvimento de competências, bem como a avaliação de desempenho e a implementação de uma cultura de feedback contínuo».

Além disso, diz Luis Cadillon, permitem, através da analítica e mecanismos de IA, oferecer insights e recomendar novos modelo de comunicação, de formação e de benefícios: «No fundo, criam bases sólidas para uma organização ‘people-first’, a que as pessoas gostam de pertencer e pela qual querem dar o seu melhor».

Ganhar tempo para novas tarefas
De acordo com um estudo elaborado pela IDC em colaboração com a Cegid, em 2023, o uso da analítica de recursos humanos permitiu, em média, um crescimento de 19% do nível de informação dos colaboradores, de 20% da comunicação relacionada com mudanças profissionais e de 18% no nível de confiança na sua organização: «Resumidamente, as soluções HCM permitem aos profissionais de RH ganhar tempo para se concentrarem em tarefas mais centradas na gestão de pessoas, ao mesmo tempo que proporcionam agilidade, transparência e eficiência nos processos».