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O poder das TI na gestão de pessoas

A tecnologia não é apenas um conjunto de processos, técnicas ou equipamentos: é todo um novo mundo de inovação que revoluciona a forma como os produtos e serviços são oferecidos. É a combinação perfeita entre ciência e indústria, impulsionada pela investigação e desenvolvimento contínuos.

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Plena realização das pessoas
Até que ponto as soluções de TI contribuem para a retenção de talentos nas empresas? José Luís Nunes, SAP SuccessFactors HCM solutions advisor da SAP Portugal, explicou à businessIT que estas últimas gerações de soluções dedicadas à gestão das pessoas centram-se essencialmente no indivíduo, considerando a expressão de todas as suas valências – capacidades, competências, experiências, aspirações – no contexto de trabalho: «Este novo paradigma preconiza a plena realização das pessoas nas suas actividades profissionais, aumentando a sua motivação e identificação com a empresa e reforçando a sua vontade de permanecer e crescer». Como resultado, actualmente não se fala tanto em reter talento, mas, sim, em atrair as pessoas pela plena valorização das suas competências e capacidades no trabalho, defende Luís Nunes.

Após a implementação de tecnologias de automação no RH, os benefícios enumerados pelo responsável são vastos e passam pelo aumento significativo da produtividade das suas equipas, que realizam agora as suas tarefas de forma mais simplificada e eficiente: «Estes benefícios reflectem-se também em poupança de tempo pela automatização de muitos processos, anteriormente realizados de forma manual, e pelo aumento da qualidade dos dados, que não só é mantida, como proporciona melhor suporte à decisão».

Neste contexto, um dos principais desafios prende-se, por vezes, com a tendência das empresas em ‘reinventarem a roda’ e desenharem ou desenvolverem processos à medida, em «vez de adoptarem as práticas mais comuns já incorporadas nestas soluções e baseadas nos mais recentes modelos académicos e tendências de mercado, que garantem uma evolução e inovação constante em cada nova versão da solução». Para garantir uma adopção bem-sucedida das tecnologias de RH pelos colaboradores, Luís Nunes aconselha uma plena gestão da mudança, com o envolvimento de toda a organização e com a participação e compromisso dos próprios colaboradores, que são também intervenientes nesse processo de transformação digital.

Relativamente às tendências actuais neste campo, o responsável fala na aplicação de modelos de inteligência artificial (IA), no sentido de induzirem uma crescente simplificação dos processos de RH e de responderem, com eficácia e fiabilidade, às principais preocupações que as empresas hoje enfrentam como a diversidade e inclusão, a sustentabilidade e a confiança, a saúde e o bem-estar ou o desenvolvimento de talentos e lideranças.