Empreendedorismo

EIT Manufacturing procura soluções para ajudar a indústria a atingir o net zero

As candidaturas para a iniciativa BoostUp! Iberia estão abertas até 23 de Setembro 2024.

Freepik

O EIT Manufacturing anunciou o concurso BoostUp! Iberia para encontrar soluções de startups portuguesas e espanholas que ajudem o sector industrial a alcançar zero emissões líquidas.

As candidaturas para a iniciativa, que quer ser também «uma plataforma de discussão, ideação e acção, onde podem ser iniciadas e reforçadas parcerias entre startups, PME e partes interessadas da indústria», estão abertas até 23 de Setembro 2024.

Após uma fase de avaliação inicial, as startups seleccionadas serão anunciadas a 21 de Outubro e terão acesso a dois meses de apoio específico do EIT Manufacturing West para atingirem os seus objectivos e apresentarem a sua ideia durante a final, que se realiza no Porto, dia 4 de Dezembro.

As três melhores soluções beneficiarão de apoio à internacionalização, visibilidade e acesso à rede da comunidade de inovação industrial da Europa, apoiada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia e receberão prémios monetários de sete, cinco e três mil euros, respectivamente.

Javier González, Business Development and Innovation Manager en EIT Manufacturing West, salienta que, «enquanto Portugal é reconhecido como um líder na integração de fontes de energia renováveis, como a hídrica, a eólica e a solar, a Espanha também investiu fortemente nesta área e está actualmente a concentrar-se no aumento da eficiência energética, especialmente na indústria, para avançar para a descarbonização».

Assim, o responsável está confiante de que «ambos os países podem trazer inovações escaláveis para reduzir as emissões industriais de carbono que merecem ser catalisadas».