brand.IT

7 Dicas para ajudá-lo a encontrar o crédito simples ideal para o seu perfil

Foto de Surface na Unsplash

Apesar da urgência de uma situação poder fazer com que se agarre ao primeiro crédito que apareça, é sempre importante notar que nem todos os créditos podem ser a solução que procura.

Para ajudá-lo a encontrar o crédito que não só melhor se adeqúe à finalidade que lhe quer dar, como também às suas possibilidades financeiras, tome nota destas sete dicas que temos para si.

7 dicas para escolher o crédito que melhor se adequa ao seu perfil

1 – Defina onde quer aplicar o financiamento

A finalidade que quer dar ao financiamento é um importante fator para ajudá-lo a definir qual o melhor crédito para si.

Por exemplo, se o objetivo é adquirir um pacote de férias, então o melhor a fazer é pedir um crédito pessoal com finalidade férias (crédito férias na sua versão resumida), já que poderá usufruir de montantes, prazos de reembolso e taxas de juro mais competitivas do que se optar um crédito pessoal sem finalidade.

Já se a finalidade do financiamento é a compra de bens e serviços diferenciados, como eletrodomésticos e um carro, o mais indicado será mesmo recorrer a um crédito pessoal sem finalidade ao invés de fazer um crédito eletrodomésticos e um outro crédito automóvel.

2 – Faça o cálculo da sua taxa de esforço

Para facilitar a aprovação do seu pedido de crédito aprovado e conseguir “medir” o seu impacto na sua carteira, aconselhamos a que, antes de partir para a contratação de um empréstimo pessoal, calcule a sua taxa de esforço.

Esta taxa de esforço calcula-se através da seguinte fórmula:

Taxa de Esforço: Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100

Na prática, esta taxa irá corresponder à fatia do orçamento mensal que terá de alocar para o pagamento das prestações de crédito.

Para indicação futura, o Banco de Portugal aconselha a que esta taxa não ultrapasse os 35%/40%.

3 – Aposte na contratação online

Quando uma emergência o obriga a recorrer a um crédito, a rapidez da sua contratação é a prioridade. Contudo, pode aliar esta rapidez a uma melhor informação se a sua escolha recair sobre uma instituição é um tipo de crédito que lhe possibilite a contratação online, já que, por norma, todo o processo é menos burocrático e, por isso, mais simples.

Em média, entre a submissão do seu pedido, a aprovação e o depósito do dinheiro na sua conta bancária, demora menos de uma semana.

4 – Utilize os simuladores de crédito online

Para o ajudar a saber quais as taxas de juro e o valor das prestações mensais que cada crédito lhe oferece, utilize os simuladores de crédito que encontrará na internet.

5 – Tome atenção às taxas de juro

Para que não contratualize um crédito e, dias depois, verifique que existem créditos semelhantes no mercado que lhe permitiriam pagar menos, tome sempre atenção às taxas de juro de cada solução de crédito.

Por exemplo, um cartão de crédito apresenta, por norma, taxas de juro sempre superiores a um crédito pessoal.

6 – Defina as suas necessidades em termos e montantes e prazos de reembolso

Se seguiu a nossa dica de fazer uso dos simuladores de crédito online para calcular o valor da sua prestação mensal, vai reparar que, nesse mesmo simulador, encontra a possibilidade de definir o montante e prazo de reembolso do seu pedido.

Isto acaba por ser fundamental para que possa não só adequar o prazo e o montante para obter uma prestação mais baixa, como também para realizar comparações mais exatas entre diferentes créditos.

Por exemplo, caso pretenda pedir um pequeno financiamento para pagar as propinas do seu filho, o nosso conselho é para que recorra a um crédito pessoal simples que, na prática, lhe oferece montantes de financiamento e prazos de reembolso mais adequados a essa finalidade.

Esse é o caso do crédito simples da Credibom, solução que coloca à sua disposição um simulador onde poderá escolher entre montantes de financiamento que vão dos 3 mil aos 4900 euros e prazos de reembolso que variam entre os 12 e os 60 meses aos quais são aplicados uma TAN desde 10,90% e uma TAEG desde 15,41%.

Além de montantes, prazos e taxas de juro mais adequados às suas necessidades, este crédito simples garante-lhe, igualmente, isenção do pagamento de taxas de abertura do contrato e uma contratação 100% online.

7 – Leia a ficha FINE

Antes de assinar o contrato de crédito, é importante que leia atentamente a ficha FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia), documento onde constam todas as condições do contrato de crédito que se apresta a contratar.