Empreendedorismo

Road 2 Web Summit tem candidaturas abertas

O programa conta com webinares e um botcamp intensivo e há ainda 20 mil euros em prémios monetários para as melhores startups.

Lukas Schulze/Web Summit

A Startup Portugal e a Web Summit anunciaram a abertura das candidaturas para o programa que, anualmente, selecciona e prepara startups portuguesas para se apresentarem na mais importante conferência dedicada ao empreendedorismo que se realiza na Europa.

A nona edição Road 2 Web Summit 2024 (R2WS) vai escolher até 125 empresas que terão acesso a webinars exclusivos e um bootcamp intensivo, no Porto (29 de Outubro) ou em Lisboa (31 de Outubro). O objectivo é «preparar as empresas para o evento, apurar as abordagens aos investidores, a relevância da comunidade, e no geral, como navegar e se destacar entre os milhares de empresas presentes na Web Summit».

As startups seleccionadas vão beneficiar de desconto imediato de 50% no valor do pacote ALPHA ou BETA e consequente participação nas competições PITCH e Startup Showcase, além de puderem receber os prémios de startup mais promissora (15 mil euros) e de startup com melhor desempenho no bootcamp e conferência (5 mil euros), ambos apoiados pela Galp Upcoming Energies.

António Dias Martins, Diretor Exectivo da Startup Portugal.l explica que «para as startups portuguesas, a Web Summit não é apenas em Novembro; começa precisamente agora, na preparação para o evento». O responsável acrescenta que a organização quer «criar as condições e dar as ferramentas para guiar as startups portuguesas» nesse caminho e que para tal é necessário «dedicação e trabalho» sendo esse motivo para a inclusão de «webinars e um bootcamp para preparar devidamente as startups nacionais que se vão apresentar no maior palco de tecnologia do mundo».

As candidaturas ao R2WS podem ser realizadas no site da Startup Portugal e são elegíveis apenas startups com presença em Portugal, com um produto mínimo viável, presença online activa (app ou site), e que tenham um modelo de negócio inovador, facilmente escalável e de base digital, entre outros requisitos.

As entidades vão ainda promover um webinar no dia 18 de Julho, especialmente focado em fundadores de startups e gestores de comunidades, par esclarecer dúvidas e falar do programa e cujas inscrições podem ser feitas aqui.