Empreendedorismo

Junitec comemora 34 anos a apoiar a inovação e o empreendedorismo nacional

A Junitec - Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico nasceu em 1990 e, tal como quando foi criada, tem como objectivo «valorizar o estudante universitário» ao mesmo tempo que promove o empreendedorismo em Portugal.

©Junitec

Fundada por um grupo de estudantes empreendedores, a Junitec estabeleceu uma ponte entre os alunos do Instituto Superior Técnico e o mundo empresarial através de consultoria tecnológica e do desenvolvimento de soluções inovadoras que ainda hoje se mantém. Gonçalo Reis (na foto), presidente da Junitec, explica que a empresa tem o objectivo de se «afirmar como uma referência a nível nacional em inovação e tecnologia, através da excelência dos projectos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e promovendo a formação de estudantes capacitados e empreendedores». O responsável revela como a Junitec fomenta a inovação e de que forma tem uma abordagem diferenciadora: «Damos aos membros a oportunidade de arriscar fomentando a experimentação de ideias. Em todos os projectos que desenvolvemos não nos focamos apenas no resultado final, mas valorizamos, acima de tudo, o crescimento pessoal que resulta de todo o processo. Durante o trabalho tentamos encontrar o equilíbrio entre as exigências e especificações de cada projecto, valorizando as competências e capacidades de cada membro. Entendemos que só desta forma, dando espaço aos membros para arriscar, é que estamos verdadeiramente a ensiná-los a inovar».

Mais de três década a inovar
O presidente da Junitec revela que, anualmente, recrutam «cerca de trinta novos alunos e, neste momento, têm uma equipa de setenta membros activos». O responsável faz o balanço da actividade da júnior empresa: «Olhamos, com muito orgulho, para todos os membros que já passaram por aqui e não podíamos estar mais satisfeitos com o impacto temos tido na comunidade e na sociedade em geral. Os nossos 34 anos foram feitos de histórias, iniciativas e projectos que geraram um impacto muito positivo no nosso país e várias gerações de estudantes empreendedores tornaram-se grandes profissionais com muito sucesso».

Os reconhecimentos nacionais e internacionais têm sido uma constante no percurso da Junitec e Gonçalo Reis destaca algumas dessas distinções: «Os prémios que temos vindo a receber comprovam exactamente esta nossa competência e inovação: em 2023 fomos eleitos a Junior Empresa do Ano na Europa e desde 2022 que somos distinguidos pela Junior Entreprises Portugal como a Júnior Empresa do Ano». Além disso, o responsável realça outros marcos como o facto de, na «década de noventa, terem trazido o primeiro computador da Apple para Portugal capacitando a população para a sua utilização através de formações e certificados»; a criação do «maior hackathon em Portugal, o TecStorm: do Innovation Hub, um programa interno de incubação de startups; e da MegaMedia, uma empresa que acabou por ser adquirida pela Portugal Telecom». Sobre a maratona de programação, Gonçalo Reis indica que a iniciativa surgiu «da vontade de estender aquilo que faziam na Junitec a todos os estudantes universitários em Portugal» e que ao longo de vários meses que antecedem a competição partilham «com os participantes os valores e cultura da júnior empresa» e dão «mentoria especializada». O responsável diz que o TecStorm de 2024, que decorreu em Abril, foi «muito positivo» e refere que os participantes apresentam, nestas já sete edições do hackathon, projectos que «são cada vez mais inovadores e diferenciadores».

Deixe um comentário