Empreendedorismo

Chegar a novos mercados europeus é o objectivo da Azitek após angariar investimento de 750 mil euros

O financiamento foi liderado pela Beta Capital, em co-investimento com a Portugal Ventures e a Cedrus Capital. 

A equipa da Azitek. ©UPTEC

A Azitek anunciou a conclusão de nova ronda de investimento no valor de 750 mil euros que vai servir para «reforçar a equipa, acelerar a entrada em novos mercados europeus e continuar a desenvolver a tecnologia», como explica o CEO, José Valente. O financiamento foi liderado pela Beta Capital, em co-investimento com a Portugal Ventures e a Cedrus Capital.

Incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a startup ultrapassa, assim, um milhão de euros angariados e vai acelerar o desenvolvimento da tecnologia de rastreamento de activos que usa sistemas IoT e que permite optimizar a gestão de activos e automatizar processos logísticos em diversos sectores industriais.

Roberto Branco, CEO da Beta Capital, destaca por que motivo apostaram na startup: «As soluções da Azitek dão resposta a vários desafios da indústria, nomeadamente na monitorização e optimização logística com informação em tempo real. Estamos entusiasmados com o roadmap de desenvolvimento dos seus produtos, no sentido de aumentar a proposta de valor para os seus clientes, e com a sua implementação a nível global».

Já Pedro de Mello Breyner, vogal do Conselho de Administração da Portugal Ventures, que foi a primeira entidade a investir da startup em 2019, revela que os objectivos Azitek «são muito ambiciosos». No entanto, o responsável diz que a sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento acredita que a «equipa da startup terá a capacidade de os cumprir com sucesso».

Actualmente, a Azitek tem clientes em Portugal, Espanha e Estados Unidos entre os quais a Ford Motor Company, a Porto Ambiente, a Bosch, a BorgWarner e a Gestamp.

Deixe um comentário