A Portugal Ventures lançou a 1.ª edição da Call Leiria Crescimento que tem como objectivo promover o acesso ao financiamento de capital de risco a projectos inovadores na cidade da região Centro do País. As candidaturas devem ser submetidas directamente no site da sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento até 4 de Agosto.
A iniciativa, feita em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e a Associação Empresarial da Região de Leiria / Câmara de Comércio e Indústria, visa apoiar startups e empresas com valores que podem ir dos 250 mil euros a 1,5 milhões de euros por projecto.
São elegíveis startups nas fases seed, startup, later stage venture – séries A, B e C em diversos verticais como digital, indústria, tecnologias da saúde e turismo e economia verde. Além disso, os projectos têm de resultar de ideias originais dos promotores; com equipas multidisciplinares; evidências sobre o produto e o mercado (pelo menos, MVP); uma estratégia clara de proteção e valorização da propriedade intelectual, se aplicável; potencial significativo de crescimento no mercado global;que apresentem pressupostos para a sua viabilidade económica.
Já ao nível das empresas, as condições são estarem constituídas ou a constituir, com sede e/ou actividade significativa com impacto económico relevante, na CIMRL, passível de ser mensurado; ser uma PME ou uma Mid Cap e estarem constituídas como Sociedades Anónimas aquando do investimento; que não sejam consideradas “empresas em dificuldade”, na aceção do Regulamento (EU) n.º 651/2014, de 16 de junho, entre outras.
Pedro de Mello Breyner, Vogal Executivo da Portugal Ventures, explica a iniciativa: «Com o lançamento da Call Leiria Crescimento pretendemos dar continuidade à nossa missão de mitigar as falhas de mercado ao nível regional, promovendo o acesso à capitalização por parte das empresas da região, o que irá contribuir para um desenvolvimento de um ecossistema de inovação musculado e competitivo ao nível global».