A COTEC Portugal anunciou a certificação de 1056 empresas com o Estatuto Inovadora COTEC, valor que representa um crescimento de 33% em relação a 2023.
A associação revelou que as organizações que receberam a distinção são na sua maioria PME, com uma idade média de 30 anos e estão localizadas preferencialmente no norte do País. Os principais concelhos onde se encontram estas empresas são o Porto, Lisboa, Aveiro, Braga e Leiria. Já ao nível dos sectores, a indústria transformadora correspondeu a mais de metade das organizações distinguidas.
Estas vão ter agora a oportunidade de se candidatarem à certificação Inovadora Evolution, que reconhece «os efeitos da inovação na sustentabilidade do negócio», explica Jorge Portugal, Diretor Geral da COTEC Portugal.
As empresas com o Estatuto Inovadora investiram em I&D mais de 10% do valor acrescentado bruto produzido detêm uma média de 4 direitos de propriedade intelectual. Além disso, 8% colaboram com a academia e 13% têm doutorados nos seus quadros.
O responsável indica que «o crescimento da iniciativa é um bom indicador do prestígio conquistado entre as empresas» e que «sendo um farol para o desenvolvimento da economia da inovação em Portugal tem permitindo à banca acumular progressivamente conhecimento relevante sobre o investimento das empresas em capital de inovação e assim estar mais preparada para apoiar o investimento produtivo na inovação e internacionalização».
Ao longo das quatro edições, a associação empresarial para a inovação já distinguiu mais de 1400 empresas, reconhecendo a robustez financeira, o investimento em capital de inovação e um desempenho económico e financeiro notável.