InternacionalNotícias

AWS anuncia novas funcionalidades para facilitar a criação de aplicações de IA generativa

Entre as novidades estão a importação de modelos proprietários, uma ferramenta de análise e comparação de modelos e outra para geração e edição de imagens.

Rawpixel/Freepik

A Amazon Web Services lançou novas funcionalidades no Amazon Bedrock para ajudar as empresas desenvolver aplicações e experiências de inteligência artificial generativa.

As novidades incluem a disponibilização dos últimos modelos da Cohere e da Meta, a ferramenta ‘Importação de Modelos Personalizados’ para que as organizações importem e acedam aos seus próprios modelos, e o ‘New Model Evaluation’, que permite uma mais rápida de análise e comparação de modelos para escolher o mais apropriado ao caso de uso.

A empresa anunciou também o Amazon Titan Image Generator para a produção de imagens «com qualidade de estúdio ou edição de imagens existentes, a baixo custo, com recurso a instruções em linguagem natural». Este recurso aplica ainda uma marca d’água invisível as imagens criadas para ajudar a identificarque foram produzidas por IA. Há ainda novas barreiras de proteção, as ‘Guardrails’, para que os clientes implementem de forma eficaz medidas de proteção alinhadas com as suas políticas de IA responsável.

Além disso, na próxima semana será lançado o Amazon Titan Text Embeddings V2, que reduz o armazenamento até quatro vezes e os custos de computação, ao mesmo tempo que aumenta a precisão. Segundo a AWS, este é adequado para a recolha de informação, para chatbots de perguntas e respostas e o fornecimento de recomendações personalizadas.

Swami Sivasubramanian, vice-presidente de IA e Dados da AWS, explica que os «clientes estão entusiasmados com a Amazon Bedrock porque lhes oferece segurança e privacidade de nível empresarial, uma ampla escolha modelos de base de alta performance das principais empresas e uma maneira mais fácil de construir aplicações de IA generativa».

O responsável acrescenta que «com estes novos anúncios, a AWS mantem-se no caminho da inovação, reforçando o compromisso de fornecer o maior e mais abrangente conjunto de funcionalidades e de modelos líderes do sector» e assegura que vão «continuar a democratizar, ainda mais, a inovação da IA generativa em grande escala».