Empreendedorismo

Nova SBE HEI incubou 165 startups em dois anos e vai continuar a fomentar o empreendedorismo nacional

O instituto, que tem a sua sede no campus de Carcavelos da Nova SBE, segue os moldes das melhores business schools mundiais e quer ser um «centro de empreendedorismo de referência na Europa».

O Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute (HEI), que nasceu com o intuito de promover o empreendedorismo e para «impulsionador de mudanças e inovações», acaba de celebrar dois anos de actividade e faz um balanço positivo com apoio a 468 startups, das quais 165 incubadas, e mais de 1522 alunos envolvidos.

Euclides Major, Director Executivo da instituição, explica que tudo começou com «o apoio de Cláudio Haddad e sua esposa, Rosalie Haddad» e da sua fundação cujo foco principal é na educação. O HEI foi fundado «para criar um ambiente propício ao desenvolvimento empreendedor, fornecendo recursos, programas e oportunidades para estimular o crescimento de startups e impulsionar a transformação no ecossistema empreendedor».

O instituto, que tem a sua sede no campus de Carcavelos da Nova SBE, segue os moldes das melhores business schools mundiais e quer «alavancar o potencial de cada empreendedor, seja apoiando novos negócios em todas as etapas, desenvolvendo as competências empreendedoras de alunos e profissionais e/ou até partilhando conhecimentos sobre diferentes temas, tendências e metodologias de empreendedorismo».

Para isso, o Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute tem uma actuação que está assente em três principais pilares, como destaca o responsável: «O primeiro, a que chamamos ‘Education & Capacity Building”’ é dedicado ao desenvolvimento de competências e à promoção do mindset empreendedor nos nossos alunos. O segundo é o ‘Acceleration & Incubation’ em que fornecemos redes e recursos para que as startups prosperem por meio de programas de incubação, aceleração e inovação aberta. Por último, no ‘Research & Thought Leadership’ promovemos a ligação entre o empreendedorismo e a investigação científica, fazendo pontes entre académicos, comunidade científica, practitioners e policy makers. Queremos converter a prática em aprendizagem e transferir esse conhecimento para o ecossistema empreendedor, colaborando no seu crescimento e desenvolvimento».

Euclides Major, Director Executivo do Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute.

Em 2023, no primeiro pilar, o HEI realizou o programa ‘Makers in the Making’, que consiste numa jornada de aceleração para alunos, contou com 7 workshops, envolveu 283 estudantes e 27 startups e contou com 24 mentores que deram apoio e orientação aos empreendedores. Na área de aceleração, foram incubadas 51 novas startups, das quais 10 na área de smart cities; 7 na de espaço, economia azul e verde; 22 fintechs e de dados; 9 em saúde e bem-estar e 3 do sector da hotelaria e experiência do cliente. Já no terceiro pilar, o balanço é de 23 projectos de trabalho supervisionados, 6 estudos de caso a serem publicados e uma bolsa europeia sobre o tema das empresas da economia social na vida das mulheres e das pessoas que se identificam como mulheres.

Além disso, houve diversos eventos e iniciativas como o Entrepreneurship & Innovation Symposium, o Check-in Open Innovation Program, o Web3 Creators Collective, o Startup Summer Experience, entre outros.

Para o futuro, Euclides Major esclarece que os objectivos e ambições passam por« garantir que o instituto deixe um legado duradouro, aumentando o seu impacto e consolidando-se como um centro de empreendedorismo de referência na Europa».

O Director Executivo do HEI revela que a estratégia «inclui continuar a apoiar os empreendedores da comunidade, com casos de sucesso como a CellmAbs ou a Surf Eye, e destacar as startups dos alumni Nova SBE, como a Powerdot ou a Code for All». Além disso, trabalham «para obter reconhecimento internacional, como a recente distinção da Eduniversal, onde o instituto ficou em 6º lugar mundial no domínio de Inovação e Empreendedorismo de Mestrado».