Empreendedorismo

EIT Digital Venture Incubation tem inscrições abertas até 28 de Abril

Esta é a sexta edição do programa que já apoiou 34 projectos em Portugal, dos quais 20 (59%) foram incorporados com sucesso e permanecem activos.

Freepik

O programa Venture Incubation (antigo Venture Program) do EIT Digital tem candidatura abertas até dia 28 de Abril. A iniciativa quer apoiar projectos inovadores de tecnologia digital, ligados às áreas da indústria, bem-estar, finanças e cidades, a passar da fase de protótipo à fase de investimento em menos de um ano.

As startups e equipas com pelo menos dois indivíduos podem concorrer ao programa de mentoria, formação e prémios monetários até 30 mil euros, que, em Portugal é dinamizado pela BGI Sustainable Ventures.

Inicialmente há um curso intensivo de pré-aceleração online com uma duração de oito semanas durante o qual os candidatos vão receber formação e orientação, especialmente focadas no desenvolvimento de um Produto Mínimo Viável (MVP), na constituição de uma entidade legal e na captação de investimento junto de potenciais investidores. O programa inclui ainda eventos para ajudar a validar as soluções junto de investidores, potenciais clientes e especialistas da comunidade tecnológica e empreendedora.

O EIT Digital Venture Incubation está dividido em três fases, em que na inicial, as equipas seleccionadas terão acesso a de 5 mil euros, caso completem o primeiro estágio, composto por dois bootcamps e mentoria especializada. Na fase seguinte terão disponíveis mais 10 mil euros, que serão atribuídos após apresentarem um MVP e incorporarem a sua empresa no período estabelecido. No fim, as primeiras empresas a conseguirem financiamento de pelo menos 50 mil euros, vendas de 10 mil euros ou 200 utilizadores satisfeitos, até 24 de Novembro de 2024, terão a oportunidade de receber um prémio extra de 10 mil euros.

Esta é a sexta edição do programa do EIT Digital que já apoiou 34 projectos em Portugal, dos quais 20 (59%) foram incorporados com sucesso e permanecem activos.