Empreendedorismo

Zurich lança 5.ª edição da competição de inovação para startups

As vencedoras a nível local avançam para a competição internacional onde serão seleccionadas as 10 soluções com maior potencial para a fase de aceleração.

Rawpixel/Freepik

O Zurich Insurance Group anunciou a 5.ª edição da competição global de inovação em que procura novas ideias e soluções para a área dos seguros. O Zurich Innovation Championship (ZIC) tem inscrições abertas até ao dia 14 de Fevereiro.

O programa tem duas fases, uma nacional e outra global, em que as startups tem de resolver quatro desafios: produtos não vida para grandes e mpresas para melhorar as perspetivas técnicas e proporcionar uma melhor experiência ao cliente; desenvolvimento dgital para continuar a garantir eficiência, agilidade e uma experiência excepcional para clientes e colaboradores; seguros vida e produtos não vida para PME e particulares.

As vencedoras a nível local, que serão escolhidas até meados de Março, avançam para a competição internacional onde serão seleccionadas as 10 startups com maior potencial, que seguem para a fase de aceleração. Neste período que irá durar de Maio a Setembro, as finalistas terão a oportunidade demonstrar como as soluções podem ajudar a seguradora e sociedade e receber até 100 mil dólares de financiamento. A competição culmina no Innovation Demo Day com a apresentação das conquistas alcançadas pelas startups longo da fase de aceleração.

Nuno Martins, Innovation Lead da Zurich Portugal, explica a importância da iniciativa: «Crucial para o impulso que queremos dar à inovação, o Zurich Innovation Championship assume, em Portugal, um papel determinante, sendo uma das fontes de inovação da nossa Innovation Factory, onde surgem e são validadas as ideias e soluções, que consideramos ter potencial de implementação no nosso negócio».

O responsável acrescenta que «a experiência nas edições anteriores tem sido notável, com algumas das startups selecionadas localmente a figurar no leque das mais de 50 colaborações activas com o Zurich Insurance Group a nível mundial, o que nos deixa expectantes e muito entusiasmados para conhecer as iniciativas que vão surgir este ano».