NacionalNotícias

CGI e Instituto Politécnico de Setúbal lançam curso de programação de sistemas de informação

A empresa de TI vai assegurar todos os encargos com propinas, dar uma bolsa mensal e oferecer a oportunidade de aprendizagem em ambiente real de trabalho.

A CGI e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) juntaram-se para criar um curso técnico superior profissional em tecnologias e programação de sistemas de informação (TPSI). Esta é a primeira formação lançada no âmbito do CGI Acceleration Program e do protocolo estabelecido pela empresa e a instituição de ensino em 2022.

O curso tem como objectivo dotar os alunos com as competências necessárias para ingressar na área das tecnologias de informação e enquadra-se na designação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

Os conteúdos programáticos «estão alinhados com as necessidades identificadas pela CGI em contexto real de trabalho» e a empresa de TI vai assegurar todos os encargos com propinas, dar uma bolsa mensal e oferecer a oportunidade de aprendizagem em ambiente real de trabalho.

Com a duração de dois anos e 25 vagas, o programa e destina-se a finalistas do ensino secundário e a primeira edição irá funcionar nas instalações do INETE – Instituto de Educação Técnica, em Lisboa. Os interessados podem inscrever-se até dia 16 de Agosto de 2023 através deste link.

Segundo José Pratas, Vice-Presidente responsável pela liderança da inovação e das parcerias em Portugal, «o Acceleration Program nasce da vontade da CGI de contribuir para a formação de jovens talentos, assim como da necessidade de desenvolver recursos humanos qualificados numa área profissional que está em grande crescimento, em Portugal».

O responsável revela ainda que esta é a estratégica da empresa: «Acreditamos que o caminho para acelerar a entrada de jovens no mercado de trabalho passa por um maior alinhamento entre universidades e empresas, e é neste patamar que nos encontramos a trabalhar activamente».

Para Ângela Lemos, presidente do IPS, a parceria está alinhada com a missão da instituição de ensino de «promover e fomentar a relação com o tecido empresarial através da formação e da investigação aplicada, permitindo aos estudantes uma grande proximidade com o contexto real de trabalho numa área profissional em crescente desenvolvimento e hoje decisiva no desenvolvimento das regiões».