A FCamara escolheu Portugal para arrancar o seu processo de expansão para a Europa, Médio Oriente e África. A empresa brasileira especializada em projectos e consultoria para transformação digital, que está no País desde 2022 em Leiria, vai abrir um escritório de desenvolvimento de negócios, que vai ser inaugurado em breve, no World Trade Center, em Oeiras.
Fábio Camara, CEO e fundador da tecnológica, explica a escolha: «Decidimos que Portugal seria a nossa ‘porta de entrada’ para consolidar a operação na Europa. O País conta com excelentes profissionais, um ecossistema de startups fervilhante, uma boa imagem do país, tanto ao nível turístico como de estabilidade económica e segurança e uma excelente localização no continente europeu».
A empresa tem desenvolvido negócios com um dos principais unicórnios nacionais e na área banca e objectivo agora é tornar Portugal como um hub para liderar projectos na EMEA tendo como suporte toda a infraestrutura em São Paulo, no Brasil.
Angelo Tonin, General Manager da FCamara Europa, destaca que a estratégia a nível nacional «passou por consolidar a presença em Portugal e criar uma equipa local, enquanto a empresa avaliava os mercados europeus para onde fará sentido expandir negócio».
Neste momento, o responsável salienta que «em apenas um ano e meio de operação europeia», a FCamara tem «cerca de 50 pessoas envolvidas e clientes em Portugal, Reino Unido, Países Baixos e Estados Unidos».
Fundada em 2007 em São Paulo, no Brasil, a FCamara tem especialização nos sectores de retalho e distribuição, manufactura, saúde e serviços financeiros e implementa e dá suporte a soluções em tecnologia para e-commerce, marketplace, cloud e cibersegurança.
Fábio Camara sublinha que «o posicionamento da FCamara assenta na estratégia focada no cliente – client centric» e revela o que distingue a empresa: «Aprendemos as particularidades do nosso cliente e co-criamos projectos de forma a maximizar o que já foi feito e acelerar a adopção digital, a sua diferenciação no mercado em que compete e os resultados das inovações. Para nós cada solução que oferecemos é única, pois combina estratégia, design e engenharia para transformar negócios».
A FCamara criou a Comunidade Orange Juice, que é um ecossistema tech que ajuda e incentiva amantes de tecnologia, novos profissionais e seniores nas suas carreiras, independentemente de serem ou não colaboradores directos. A empresa realiza mentorias e palestras e tem programas específicos para transição de carreira que ajudam a resolver a questão da escassez de mão de obra em tecnologia e o desafio do desemprego no mercado brasileiro.
A Orange Juice está sedeada no Brasil, mas o objetivo da FCamara é estender esta comunidade à Europa, como refere Angelo Tonin: «Sabemos que existe uma escassez de talentos nas tecnologias e precisamos de criar soluções. Pela nossa experiência, a comunidade Orange Juice consegue dar-nos resposta à procura de profissionais qualificados e jovens talentos e, com isto, dar um contributo às necessidades de reskilling e upskilling que se colocam como desafios importantes para Portugal e União Europeia».
Além disso, a FCamara aderiu à Elite em Portugal, um programa da recém-lançada World Trade Center Lisboa International Academy que reúne uma comunidade de empresas, consultores e parceiros. O objectivo deste programa é apoiar as organizações na internacionalização, sustentabilidade, empreendedorismos e oportunidades no mercado de capitais.