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Adyen revela que 63% das empresas de retalho aumentou receitas após permitir prestações

O estudo da plataforma global de tecnologia financeira mostra que o método de pagamento preferido pelos portugueses é o cartão de crédito ou débito (80%), seguido do MBWay (62%) e de numerário (43%).

Snowing/Freepik

A Adyen anunciou os resultados do Relatório de Métodos de Pagamento 2023 em Portugal que mostra a evolução da oferta de múltiplas opções de pagamento tanto para consumidores como para retalhistas.

A plataforma global de tecnologia financeira, que inquiriu 105 empresas com mais de 100 colaboradores e 1130 consumidores, revela que 63% das empresas de retalho aumentou receitas após permitir prestações no acto da compra. Além disso, 44% adicionou o pagamento a prestações devido à procura por parte dos clientes. Por outro lado, 10% indica que não tem esta opção devido à falta de orçamento.

Apesar disto, em Portugal existe uma grande desconfiança por parte dos consumidores no que diz respeito a este tipo de método de pagamento. Especificamente, 45% não utiliza o pagamento a prestações e a maioria não o faz devido à insegurança laboral/financeira (11%) ou porque desconfia das suas instituições financeiras (7%).

A flexibilidade financeira para os consumidores de todos os tipos é uma mais-valia e mais de metade dos consumidores (55%) afirma ter utilizado o pagamento a prestações em algum momento. Ao analisar este método de pagamento por tipo de produto, podemos identificar que é mais utilizado nas compras de electrodomésticos (27%), habitação (19%), electrónica (17%) e bens alimentares (13%).

Já o método de pagamento preferido pelos portugueses é o cartão de crédito ou débito (80%), seguido do MBWay (62%) e de numerário (43%). Mas, quando fazem compras online, os consumidores optam pelo pagamento através do MBWay (33%), seguido do Paypal (30%), e só depois optam por pagar com cartão de crédito ou débito.

O comportamento das empresas no nosso país vai ao encontro do comportamento dos consumidores e 6 em cada 10 oferece aos seus clientes cartões de crédito ou débito como forma de pagamento, bem como transferência bancária. O MBWay surge em terceiro lugar com 54%, seguido pelo numerário com 51% e PayPal com 46%.

A fidelidade dos clientes e a personalização da experiência de compra são requisitos essenciais para os consumidores em 2023. O relatório da Adyen realça que 7 em cada 10 inquiridos (75%) acredita que, para criar lealdade, os métodos de pagamento devem oferecer descontos sobre o preço dos produtos ou serviços.

Entre os principais desafios para as empresas nacionais encontram-se a fraude e a segurança (69%), o acompanhar das inovações e a forma como os clientes querem pagar (51%), bem como os custos de implementação e o crescimento das taxas de conversão e das receitas (ambos 34%).

De acordo com os resultados do estudo, 6 em cada 10 retalhistas considera prioritário oferecer opções de pagamento com o menor risco de rejeição dos seus clientes, bem como estabelecer diferentes regras de fraude no processamento de pagamentos electrónicos, prevenir e detectar, bem como bloquear transacções fraudulentas (61%).

No que diz respeito aos consumidores, os dados dos inquéritos revelam que a grande maioria valoriza sobretudo a segurança oferecida pelos métodos de pagamento (84%) quando decidem entre um ou outro. Apesar desta preocupação, mais de 7 em cada 10 utilizadores afirma nunca ter sofrido de fraude nas suas compras.