NotíciasSegurança

Qbot volta a ser o malware mais comum em todo o mundo

A equipa de investigação da Check Point revelou ainda que Apache Log4j Remote Code Execution foi a vulnerabilidade mais explorada, com um impacto de 44% nas organizações a nível mundial.

Wirestock/Freepik

A Check Point publicou o Índice Global de Ameaças deMarço de 2023 em que o Qbot foi o que mais empresas afectou em todo o mundo e também em Portugal. O trojan bancário afectou mais de 10% em organizações, globais seguido pelo Emotet e pelo infostealer Formbook, ambos com um impacto global de 4%.

Em Portugal, o Qbot continua a ocupar a posição de líder com impacto em 13,7%, seguido pelo RAT AgentTesla, que manteve a mesma posição do mês anterior. O XMRig, um software CPU de código aberto utilizado para extrair a criptomoeda Monero, subiu à terceira posição.

No mês passado, o sector Educação/Investigação continuou a ser o mais atacado a nível mundial, seguida pelo da Administração/Defesa e pela Saúde. Já a nível nacional, a área de actividade mais atacada foi a das Comunicações, seguida Administração Pública/Defesa e da Saúde, tal como em Fevereiro.

A equipa de investigação da Check Point revelou ainda que Apache Log4j Remote Code Execution foi a vulnerabilidade mais explorada, com um impacto de 44% nas organizações a nível mundial, seguido do HTTP Headers Remote Code Execution com um impacto em 43% das organizações a nível mundial. A ocupar o terceiro lugar está o MVPower DVR Remote Code Execution com um impacto global de 40%.