NotíciasTendências

Capgemini: implementação de digital twins deverá aumentar 36% nos próximos cinco anos

Através dos digital twins, as empresas estão a melhorar os recursos, a reduzirem as emissões de carbono, a optimizarem as redes de fornecimento e transporte, bem como a aumentarem a segurança dos colaboradores.

starline / Freepik

De acordo com um novo estudo do Capgemini Research Institute, 60% das organizações dos principais sectores de actividade em todo o mundo estão a apostar em digital twins, ou seja, réplicas virtuais de um sistema físico que pode modelar, simular, monitorizar, analisar e optimizar constantemente o mundo físico.

O uso desta tecnologia está a ajudar as organizações a melhorarem o seu desempenho operacional e a alcançarem mais fácil e eficazmente as suas metas de sustentabilidade (57%). Na verdade, globalmente, as empresas que já começaram a implementar a tecnologia digital twins obtiveram uma melhoria de cerca de 16% nas suas métricas de sustentabilidade.

Através dos digital twins, as empresas estão a melhorar os recursos, a reduzirem as emissões de carbono, a optimizarem as redes de fornecimento e transporte, bem como a aumentarem a segurança dos colaboradores.

O relatório ´Reflecting reality – Digital Twins: Adding Intelligence to the Real World’, realizado com base em entrevistas a mil organizações de diversos sectores de actividade, revela também que a implementação desta tecnologia deverá aumentar, em média, 36% nos próximos cinco anos. As empresas inquiridas pelo estudo revelaram que os seus investimentos em digital twins são sobretudo movidos pela redução dos custos (79%) e pelo avanço tecnológico (77%) que esta oferece.

Roshan Gya, Global Head of Intelligent Industry da Capgemini, explica que os digital twins estão a «colmatar a lacuna entre os mundos físico e digital e a ajudar as organizações a desbloquearem valor, a promoverem sinergias entre os dados, as tecnologias e os processos empresariais».

O responsável realça ainda que esta tecnologia «oferece uma oportunidade única para as organizações que procuram acelerar o seu caminho rumo a operações inteligentes, e contribuem para aumentar a rentabilidade e impulsionam um futuro mais sustentável».