MercadoNotícias

Projecto de 700 milhões traz inovação a Gaia

O Gaia Infinity Hub vai nascer em Vila Nova de Gaia pelas mãos do grupo brasileiro Gestão Capital, num investimento que deverá rondar os 700 milhões de euros. Google, Amazon, Tesla, Apple, Facebook e IBM são marcas apontadas como candidatas a instalarem-se neste centro de inovação.

Gustavo Soares/Unsplash

Vila Nova de Gaia vai acolher aquele que será o maior projecto de um campus tecnológico no Norte do País: um investimento de 700 milhões de euros em 25 hectares de terreno na Madalena, na zona onde se encontra o parque de campismo.

O projecto, do grupo brasileiro Gestão Capital, já foi aprovado, por unanimidade, em reunião da câmara municipal e, segundo Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia gaiense, pode vir a tornar este concelho líder no campo das ‘tech hub’, à semelhança do que aconteceu em Oeiras, com o TagusPark.

O ‘Gaia Infinity Hub’ – que nasceu ‘Gaia Innovation City’, mas entretanto mudou de denominação – será uma estrutura direccionada para a tecnologia e a educação que pretende ainda criar um «ecossistema com capacidade de competir a nível mundial». Aliás, no portefólio de apresentação do projecto, o promotor estabelece a ponte entre Gaia e Silicon Valley – o grupo brasileiro afirma-se com trinta anos de experiência em 25 negócios com projectos nos Estados Unidos, na América do Sul e na Europa.

Apesar de o Gaia Infinity Hub já ter luz verde da Câmara de Gaia, está dependente de uma revisão do Plano Director Municipal (PDM) que impeça qualquer aproveitamento imobiliário; depois disso, o projecto avançará em duas fases. A primeira, a concluir em seis anos, corresponde à implantação de 166 mil metros quadrados de construção; a segunda tem como objectivo obter o estatuto de Projecto de Interesse Nacional (PIN) para construir em mais 250 mil metros quadrados.

Parcerias com universidades de Porto e Aveiro
Estima-se que, em velocidade de cruzeiro, este hub acolha oito mil estudantes e 1500 professores num programa de actividades que terá como parceiras a Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro. O presidente da Câmara de Gaia assegura que na área a ser intervencionada apenas será permitida a construção de habitações para alojar estudantes. Segundo o promotor, o Gaia Infinity Hub pode gerar quinze mil empregos directos. Candidatas à instalação no ‘Gaia Infinity Hub’ estão empresas como a Google, Amazon, Tesla, Apple, Facebook e IBM, entre outras.

O projecto afirma-se como vocacionado para o que chama ‘millennial lifestyle’, uma geração «que valoriza mais as experiências que os bens materiais e com consciência ambiental». Por isso, o factor ambiental, a mobilidade e a prática de exercício serão contemplados no desenvolvimento deste projecto, que promete ser um centro de acolhimento para a incubação de talentos, o que «permitirá catapultar aqueles que serão os futuros gestores das maiores empresas mundiais».