MercadoNotícias

Vasco Electronics reforça aposta no mercado português

A empresa de dispositivos de tradução, que está presente em vinte países, entre os quais Portugal, quer continuar a crescer em 2022 e fez uma parceria com a iServices para reforçar a visibilidade no mercado nacional e estar mais próximo dos clientes.

Fundada em 2008, a Vasco Electronics tem dispositivos de tradução e dicionários de voz electrónicos cuja missão é ajudar «utilizadores por todo o mundo a comunicar melhor», a «quebrar barreiras» e a proporcionar «conversas internacionais de forma fácil e ajustada». A empresa tem dois equipamentos principais (Vasco Translator M3, Vasco Mini 2) e, como explica João Fernandes, country manager da Vasco Electronics para Portugal, a ideia por trás da criação de um tradutor de voz «veio de uma procura, por parte dos clientes, de um dispositivo capaz de captar o discurso e responder em voz alta na língua que se deseja».

Segundo o responsável, a tecnologia utilizada oferece uma experiência «completamente independente a cada utilizador»; o que torna os Vasco Translators diferentes do que existe no mercado é «o cartão SIM com Internet gratuita e vitalícia em duzentos países», que permite que o «tradutor possa ser usado logo que se retira da caixa, em qualquer lugar». Além disso, em comparação com outros dispositivos ou aplicações, este «tem dez motores de tradução que providenciam, como resultado, uma precisão de 96% na tradução em função do contexto»; segundo João Fernandes, «quanto mais falarmos, mais preciso será». Os tradutores funcionam em 76 línguas e estão em «constante aperfeiçoamento», não só em «termos de eficiência e eficácia», mas também no que respeita a «novas características».

Crescer em Portugal e no mundo
João Fernandes diz que o mercado da tradução «tem uma perspectiva de crescimento de 20%» e, por isso, a empresa espera crescer também este ano. A médio prazo, a estratégia passa por «melhorar continuamente a experiência de tradução, para a tornar mais precisa, rápida e conveniente». A Vasco Electronics definiu ainda outros objectivos, sublinha o responsável: «Planeamos estar presentes em todos os continentes, ser conhecidos pela excelência dos nossos produtos e ser os melhores no fornecimento de soluções para traduções. Queremos ser a solução para quando alguém pensa em traduzir algo ou tem alguma dificuldade em compreender outra pessoa, devido ao idioma. Pretendemos ser um veículo de entendimento entre pessoas e culturas».

Em relação a Portugal, a estratégia também está delineada, garante João Fernandes: «Queremos crescer no mercado português. Estamo-nos a adaptar às necessidades dos nossos clientes, tendo em conta que alguns dos potenciais clientes gostariam de testar os nossos tradutores antes de os comprar. Para tornar isso possível, estabelecemos uma parceria com a iServices».

Assim, os dispositivos vão estar à venda nas lojas desta marca, o que vai «contribuir para um contacto próximo com o consumidor» e «alargar a presença no retalho», para «dar conhecer a marca Vasco Electronics e os seus produtos», diz o country manager.

A equipa nacional, que neste momento conta com três pessoas, poderá crescer ainda este ano, revela João Fernandes: «É provável que isso aconteça se o mercado e a presença da marca continuarem a crescer. Nesse caso, vamos, com certeza, reforçar a equipa de Portugal».