EmpreendedorismoNacionalNotícias

Aveiro Tech City Challenges vai premiar soluções inovadoras na área de cidades Inteligentes e IoT

A iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro vai atribuir 120 mil euros em prémios aos melhores projectos.

A Câmara Municipal de Aveiro anunciou a abertura das candidaturas para a 1ª edição do Aveiro Tech City Challenges uma iniciativa que pretende dar a oportunidade a startups, scaleups e centros de I&D para desenvolverem e testarem soluções e produtos inovadores em ambiente real, na área das cidades inteligentes e da Internet das Coisas (IoT).

Até ao dia 14 de Abril, é possível concorrer nas categorias Desafios Urbanos e Aveiro Tech City Living Lab, em que o primeiro aborda temáticas ligadas a gestão de acessos e pagamento nas feiras municipais; gestão eficiente de consumos de água em jardins e monitorização da eficiência energética de edifícios público.

Já no caso da categoria Aveiro Tech City Living Lab serão seleccionados projectos que tirem partido da infraestrutura de rede de tecnologia óptica e rádio rede existente na cidade para desenvolver projectos inovadores ligados às metrópoles do futuro e IoT.

Das candidaturas apresentadas serão pré-selecionados 25 projetos, cinco semifinalistas para cada desafio urbano e 10 semifinalistas na categoria Aveiro Tech City Living Lab dos quais sairão os vencedores. A iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro vai atribuir 120 mil euros em prémios aos seis melhores projectos (3 nos desafios urbanos e três no Living Lab), ou seja, 20 mil euros a cada vencedor.

Os projectos semifinalistas serão anunciadas no início de Maio que será seguido de uma fase de formação e depois de Junho a Outubro decorre a fase de desenvolvimento e teste, estando os demodays previstos para a Aveiro Tech Week 2022. O pitch final irá decorrer a 14 de Outubro, sendo que até 30 de Novembro serão realizados os ensaios finais e a conclusão do desafio.

José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, explica que o «Aveiro Tech City Challenges consiste numa iniciativa de promoção, desenvolvimento de ideias e projectos inovadores que respondam aos desafios urbanos». O responsável fala ainda do papel da administração pública: «Cabe-nos enquanto agentes de governação pública lançar e promover políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento de ecossistemas favoráveis à criação de emprego e que permitam a criação de bens e serviços diferenciadores e capazes de acrescentar valor ao mercado».