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O impacto dos brindes personalizados na estratégia das Startups

A Web Summit 2021 regressou a Lisboa depois de um ano de ausência devido à pandemia, fazendo jus à sua fama de grande certame do digital mundial. O evento voltou a reunir fisicamente na cidade de Lisboa milhares de empreendedores, investidores, startups e um público ávido de novidades.

Depois de um ano desafiante em remote, foi bom voltar a ver os rostos de uma multidão de interessados no melhor que o mundo da tecnologia e da internet tem para oferecer.

Para além do consumo de doses cavalares de informação através de talks motivadoras, foi possível voltar a fazer networking e marketing no terreno, fatores absolutamente críticos sabendo-se que a Web Summit tem sido um viveiro de ideias e negócios.

Mas a verdade é que não há Web Summit todos os dias e as startups têm que comunicar todos os dias – para dentro e para fora, interna e externamente.

E às vezes é preciso regressar a estratégias de marketing clássicas com novas roupagens – como os brindes personalizados – para dar conta desse recado com eficiência.

Brindes personalizados

Antes de mais, o que são brindes personalizados? Para que servem? Este tipo de produtos são uma ótima forma das empresas estreitarem as suas relações com colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.

Os brindes personalizados são uma estratégia de marketing que impacta o target em vários momentos diferentes, resultado em mais reconhecimento para a marca. Ao fortalecerem a relação com a marca, os brindes personalizados mantêm os graus de satisfação, empenho e proximidade, tanto dentro da empresa, como para fora.

Empresas como a Gift Campaign são especialistas nesta área. A empresa tem brindes personalizados nas áreas dos sacos e mochilas, canecas e garrafas, escritórios e feiras, escrita, tecnologia, ar livre e têxtil. Por aqui percebemos toda a potencialidade do mundo dos brindes personalizados.

Do ponto de vista interno, ter os colaboradores motivados todos os dias é altamente importante. Esse engagement é fundamental para que se alcancem os objetivos da empresa. Para tal, é preciso que os colaboradores acreditem na marca, serviço ou produto em que trabalhem. Os brindes personalizados podem ajudar a comunicar a mensagem e os seus valores, motivando um sentimento de pertença e ligação à empresa.

Os brindes personalizados como ponto de contacto com os colaboradores podem funcionar em três dimensões:

      • Aumentando a motivação dos colaboradores da empresa, valorizando o seu trabalho e empenho através da oferta de brindes personalizados;
      • Através da oferta de brindes personalizados, fazer com que os colaboradores vistam a camisola e sejam eles próprios veículos de comunicação da marca;

Assinalando momentos especiais através de brindes personalizados, marcando ocasiões que enalteçam o seu significado e importância, o que pode contribuir para aumentar o desempenho dos colaboradores.

Brindes personalizados em startups

Há brindes personalizados para todos os gostos e feitios. No caso de uma startup, há artigos que fazem mais sentido produzir do que outros.

Não é necessariamente obrigatório que os brindes personalizados estejam relacionados com a atividade da empresa, embora seja bom ter alguns artigos ligados à atividade. No caso de uma startup, há várias possibilidades:

    • Pen drives ou gadgets para computadores;
    • Roupa: T-shirts e bonés;
    • Canecas personalizadas;
    • Garrafas personalizadas;
    • Canetas personalizadas;

Canetas Personalizadas.

Oferecer uma caneta a clientes é um dos musts dos brindes personalizados, sendo este um dos artigos mais populares deste mercado. Há muitas ocasiões para introduzir este produto – como a assinatura de um contrato, por exemplo.

É um sinal de agradecimento aos clientes e uma lembrança útil em reuniões com parceiros e investidores em ambiente de pitch.

Garrafas Personalizadas

As garrafas personalizadas também são produtos vencedores. Várias empresas incluíram-nas nos seus kits de boas-vindas e onboarding aos novos colaboradores, sinalizando não só a preocupação com a integração dos mais novos, como a preocupação com o seu bem-estar e com o meio-ambiente.

Pen Drives Personalizadas

O caso das pen drives também é paradigmático da boa utilização dos brindes personalizados. Uma pen usb pode ser usada, por exemplo, durante uma apresentação de empresa. Uma ideia recorrente é fazer uma apresentação ao vivo onde todos os presentes têm direito a uma pen – e esta pode ter incluídos os ficheiros com a apresentação e/ou outros materiais promocionais. Ainda que a pena estivesse vazia, convenhamos que é sempre um artigo que dá jeito.

Com os brindes personalizados as potencialidades são imensas. Aliando o espírito irreverente das startups à estratégia vencedora dos brindes corporativos, o resultado só pode ser bom.