NotíciasSegurança

Check Point compra Avanan para melhorar segurança dos emails

Segundo a empresa, em Portugal, 93% dos ficheiros maliciosos chegam aos utilizadores via correio electrónico.

Pixabay

A Check Point Software Technologies anunciou que fez um acordo para a aquisição da Avanan, empresa especializada em segurança de email e de software de colaboração SaaS. O valor do negócio não foi revelado, mas estima-se que possa chegar aos 280 milhões de dólares.

A startup desenvolveu uma solução patenteada de interface de programação de aplicações (API) que utiliza machine learning e impede que os e-mails maliciosos cheguem às caixas de entrada dos utilizadores (inline).

A tecnológica vai assim fazer a integração da solução da Avanan na arquitectura do Check Point Infinity para oferecer uma solução de segurança robusta de forma a proteger «a força de trabalho remota de ficheiros e URL maliciosos, bem como ataques de phishing no e-mail, suites de colaboração, web, rede e endpoint».

Segundo a Check Point, 95% dos ciberataques que visam redes empresarias têm origem em estratégias de phishing bem-sucedidas e, em Portugal, 93% dos ficheiros maliciosos chegam aos utilizadores  via correio electrónico. Assim, com a novidade, as empresas vão conseguir melhorar a protecção daquelas que são as “maiores portas de entradas” dos criminosos nas organizações.

Dorit Dor, Chief Product Officer da Check Point, explica o motivo da aquisição: «Cada vez mais empresas estão a adoptar as plataformas de cloud-email e com o e-mail a tornar-se um canal cada vez mais utilizado para lançar ciberataques devastantes, esta aquisição tem um grande potencial, já que as organizações já estão à procura de uma nova abordagem de segurança para estes canais».

O responsável salienta que  a junção da Avanan à empresa vai permitir que as organizações «modernizem as suas soluções com segurança para e-mail as-a-service e protejam o e-mail na cloud, bem como as suites de colaboração, dos mais sofisticados ataques».