MercadoNotícias

Pagamentos digitais na Europa vão crescer quase 10% em 2020

Os europeus usam cada vez mais métodos alternativos para pagar e de acordo com os dados do site sueco especializado em finanças, Finanso.se, e da Statista, o mercado de pagamentos digitais na Europa deve atingir a 734 mil milhões de euros este ano.

O aumento do número de utilizadores de smartphones e o rápido crescimento do e-commerce tiveram como consequência uma rápida adopção de pagamentos digitais em todo o mundo e a Europa não foi excepção.

Os pagamentos cashless tornaram-se também uma alternativa apelativa para muitos consumidores europeus, causando um «impacto significativo na indústria de pagamentos tradicionalmente dominada por dinheiro, cartões de crédito e de débito», revela o Finanso.se.

É por estas razões que se estima que mercado europeu de pagamentos digitais atinja um valor recorde de 734 mil euros em 2020, crescendo 9,9% em relação ao ano anterior. Claro está que este valor pode ainda ser um pouco mais alavancado devido ao surto de COVID-19 já que, durante alguns meses deste ano, não só as compras online vão subir em virtude de grande parte dos europeus estar limitado nas suas deslocações, optando pelo comércio electrónico, como pelo facto de algumas lojas físicas estarem mesmo fechadas por ordem dos governos e, por isso, apenas venderem online.

Este facto foi já percepcionado pelo ramo de analytics da SIBS no mercado nacional, com a entidade dizer que «as compras online têm ganho um peso crescente no total das compras efetuadas ao longo das últimas semanas de Março».

Mercado europeu em crescimento
A indústria de pagamentos digitais está numa trajectória ascendente e as previsões apontam para um crescimento de 30% entre 2017 e o final deste ano. Há três anos, o mercado valia, segundo a Statista, 560 mil milhões, sendo que no ano seguinte o valor das transacções aumentaram para 609 mil milhões e em 2019 voltaram a crescer para 668 mil milhões. Neste percurso, o comércio electrónico tem o papel mais importante e, este ano, deverá representar cerca de 90% do valor das transacções.

No entanto, os POS (pontos de venda) móveis deverão ter um aumento da sua influência nesta equação já que a sua utilização tem também crescido ao longo dos anos. O valor deste segmento do mercado de pagamentos digitais duplicou nos últimos anos, tendo passado de 15,9 mil milhões, em 2017, para 32 mil milhões, em 2019, e deverá chegar aos 44 mil milhões no corrente ano. Já daqui a ter anos, o mercado dos pontos de venda móveis deverá valer 102 mil milhões.

Cada vez mais utilizadores
A indústria global de pagamentos digitais tem trazido muitas inovações ao mercado ao longo dos últimos anos, incluindo wallets, pagamentos móveis P2P, pagamentos em tempo real e criptomoedas. Estas novidades são, acredita a Finanso.se, o motivo para o crescente número de consumidores a usar novas formas digitais para pagar.

Mais de 601 milhões de pessoas na Europa usaram pagamentos digitais em 2017 e, nos últimos dois anos, este número aumentou para 640 milhões. As previsões da Statista mostram que o número de europeus que usam pagamentos cashless deverá atingir os 705 milhões até 2023.

Geograficamente, e tendo em consideração o Brexit, a Alemanha vai, provavelmente ficar, na liderança do mercado europeu de pagamentos digitais. No ano passado, o Reino Unido registou um valor de 176 mil milhões de euros, seguido da Alemanha com 127,4 mil milhões, e da França com 96,6 mil milhões.