Empreendedorismo

Startups portuguesas unem-se para combater a COVID-19

Engenheiros, cientistas, designers, marketeers, profissionais de saúde, entre muitas outras especialidades, fazem parte do Tech4Covid19, um movimento que já integra mais de 4500 pessoas e que pretende criar soluções com base na tecnologia que ajudem a população a ultrapassar o desafio do Coronavírus.

«Não somos mais B2B, ou B2C: somos H2H, Human to Human», lê-se no manifesto da Tech4Covid19, uma iniciativa criada por um grupo de fundadores da comunidade tecnológica portuguesa que, mais do que tudo, quer criar soluções para ajudarem a população portuguesa a ultrapassar o desafio da COVID-19. «Conscientes de que os profissionais de saúde se encontram na linha da frente, pretendemos, através das mais variadas competências envolvidas neste movimento, apoiar e agilizar o combate a esta pandemia». O movimento «nasceu de uma conversa informal entre fundadores de startups tecnológicas portuguesas» e já integra mais de 4700 pessoas de 250 empresas diferentes, das mais variadas áreas de actividade.

O objectivo é criar projectos que ajudem a combater a doença, como por exemplo o ‘Stop Covid19’, que se baseia na angariação de fundos gerida pela ‘fintech’ GoParity e que quer reunir o valor mínimo de cem mil euros para ajudar a financiar a compra de material médico urgente. O objectivo foi alcançado no passado dia 2 de Abril e até à data do fecho desta edição, a plataforma já tinha angariado mais de 207 mil euros, de 6413 doadores.

Ceder alojamento para profissionais de saúde, doar equipamento de protecção individual ou ajudar ao envio de bens e objectos a familiares e amigos sem sair de casa são outras das valências desta plataforma.

SIBS e Flow unem-se à causa
A SIBS, através do serviço MB Way, foi uma das empresas que se associou a esta iniciativa, agilizando a entrega de donativos, a partir de um euro, através do MB Way para o número 912 712 367. «É objectivo da SIBS contribuir também de forma válida e sustentada para a criação de um ecossistema de trabalho para combater o novo coronavírus», afirmou Gonçalo Amaro, diretor de digital & e-commerce da SIBS. «Estamos numa fase preliminar, em que o nosso contributo, para já ,é disponibilizar o MB Way, o serviço de pagamentos móveis com mais utilizadores em Portugal, para angariação de fundos que permitam comprar material hospitalar em falta. Estamos a avaliar ainda a possibilidade de alargar a nossa contribuição nesta iniciativa, disponibilizando o know-how e a tecnologia SIBS por esta causa».

A startup portuguesa Flow, que tem uma participação da Galp, também aderiu à iniciativa e colocou dezasseis colaboradores a trabalhar na criação de soluções. Os projectos nos quais estão empenhados são uma plataforma que cruzará as necessidades de alojamento de profissionais de saúde deslocados e uma plataforma digital onde voluntários se poderão inscrever para cuidar dos animais de estimação de médicos, profissionais de saúde ou doentes.