NacionalNotícias

NOS vende infraestruturas passivas de rede móvel à Cellnex

A alienação da NOS Towering vai reforçar capacidade de investimento do operador na rede móvel.

@NOS

A NOS celebrou um acordo com a Cellnex Telecom para a venda da totalidade da NOS Towering SA, empresa que detém as infraestruturas passivas de rede móvel e que incluem cerca de 2 mil sites (torres e rooftops).

O operador nacional continuará a utilizar as torres para instalar as infraestruturas activas de rede, tendo celebrado um contrato com um prazo de 15 anos renovável por iguais períodos.  Adicionalmente, o acordo prevê um aumento de perímetro de até 400 sites adicionais ao longo dos próximos seis anos.

O valor do pagamento inicial será de cerca de 375 milhões de euros mas o potencial da transacção poderá ascender a 550 milhões de euros ao longo dos próximos seis anos.

A alienação da NOS Towering reforça capacidade de investimento da NOS no desenvolvimento da rede móvel.

Miguel Almeida, CEO da NOS, explica os motivos da venda: «Esta operação é um passo importante na consolidação da nossa estratégia, actual e futura, de investimento na expansão, optimização e melhoria da qualidade de serviço de dados e voz móvel, de forma mais eficiente. Reforçamos, desta forma, o nosso compromisso em assegurar que capacitamos a nossa operação das condições certas para continuar a ser o natural parceiro das empresas na resposta ao desafio da transformação digital, cada vez mais exigente, e das famílias portuguesas que continuaremos a servir com uma experiência de excelência».

A concretização da venda e acordo de hosting fica subordinada «à satisfação das condições habituais neste tipo de transacção, nomeadamente, se aplicável, a não oposição por parte da Autoridade da Concorrência», explica a NOS, em comunicado.