NacionalNotícias

Fujifilm abre Service Center Ibérico de endoscopia em Portugal

A Fujifilm apresentou o seu Service Center Ibérico localizado em Vila Nova de Gaia que correspondeu a um investimento de meio milhão de euros.

O Centro de Serviços garantirá o acompanhamento da área de negócio ligada à endoscopia a partir da região Norte de Portugal, numa primeira fase para a Península Ibérica, e conduziu à contratação de 15 profissionais qualificados. Num futuro próximo, o Service Center poderá vir a servir o mercado europeu, o que poderá originar novos postos de trabalho.

Segundo dados da empresa, a área de cuidados de saúde representou, em 2017, um volume de negócios de 3,23 mil milhões de euros para o Grupo Fujifilm que além de sistemas médicos, atua em áreas como soluções de imagem, soluções documentais e soluções de informação, apresentando um volume de negócios combinado de 19,5 mil milhões de euros. Em Portugal, a área de sistemas médicos conta com 33 colaboradores e garante cerca de 45% do volume de negócios da empresa no mercado nacional.

A Fujifilm tem vindo a desenvolver e a patentear diversas tecnologias de imagem aplicadas à saúde que revolucionam os meios de diagnóstico por imagem, com aplicações à endoscopia e à imagiologia. Paralelamente, a empresa integra nestes equipamentos sistemas de informação que permitem a gestão de todo o processo desde o exame até à visualização em mobilidade e em 3D.

Para Pedro Mesquita, Diretor Geral da Fujifilm para Portugal e Espanha, «este Centro de Serviços contribuirá para o reforço do posicionamento técnico e científico na área dos cuidados médicos em Portugal, através da captação e retenção de talento e da partilha de projetos e conhecimento com a sede, em Tóquio”. Explicando a captação desta infraestrutura para Portugal e para o Porto com as “vantagens competitivas e ambiente de desenvolvimento técnico e científico que a região apresenta».