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Escândalo da Cambridge Analytica fez Facebook perder milhões de dólares

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Desde que se tornou público que a Cambridge Analytica teria tido acesso aos dados de 50 milhões de utilizadores do Facebook, com um possível impacto nas eleições americanas de 2016, que a rede social tem vindo a perder dinheiro na bolsa. Ontem, as acções do Facebook chegaram a ser negociadas a 149 dólares, na Bolsa de Nova Iorque.

Ainda que, ao final do dia, as acções do Facebook tenham conseguido atingir o campo positivo, com um crescimento de 0,42% e um valor de 160 dólares, o escândalo da Cambridge Analytica já terá feito a rede social perder cerca de 300 milhões de dólares. Este mês, foi revelado que a empresa Cambridge Analytica teria tido acesso a dados de milhões de utilizadores do Facebook, através de aquilo que aparentava ser um inocente questionário de personalidade.

Uma investigação do canal britânico Channel 4 viria a revelar que estes dados dos utilizadores da rede social de Mark Zuckerberg teriam sido utilizados para influenciar utilizadores nas eleições americanas de 2016, que deram a vitória a Donald Trump. Segundo esta investigação, o Facebook terá tido conhecido desta utilização dos dados para outros fins, há cerca de dois anos.

Depois de esta situação se ter tornado pública, o Facebook está a ser pressionado para responder a questões ligadas ao acesso de terceiros aos dados dos utilizadores. As autoridades americanas já pediram esclarecimentos a Mark Zuckerberg – e não são as únicas. Também o Parlamento britânico quer ouvir Mark Zuckerbeg relativamente a esta questão. No entanto, o patrão do Facebook já indicou que não vai responder perante o Parlamento, sendo substituído pelo CTO Mike Schroepfer ou chief product officer Chris Cox.

Uma clara queda de popularidade

Depois do escândalo, há quem já tenha apagado a sua presença do Facebook – a Tesla de Elon Musk é um dos exemplos. Musk retirou da rede social as páginas da Tesla e da SpaceX, cada uma com milhões de gostos, após responder ao desafio da hashtag #DeleteFacebook.

Numa sondagem recente feita nos Estados Unidos feita pela SurveyMonkey, que avalia a percepção que os americanos têm relativamente às tecnológicas, o Facebook registou a maior queda de popularidade: menos 28 pontos. Esta sondagem perguntou a 2878 americanos qual a sua percepção em relação às tecnológicas em Outubro e na semana passada.